Trabalhei 1 mês, quanto vou receber de acerto? Veja 4 situações

Trabalhei 1 mês, quanto vou receber de acerto? Veja 4 situações

Trabalhei apenas 1 mês. Tenho alguma coisa para receber de acerto?

Sim.

Mesmo com apenas um mês de trabalho, você pode ter valores importantes para receber.

Mas o cálculo muda conforme a forma como o contrato terminou.

Por isso, neste artigo vamos mostrar 4 situações diferentes:

Exemplo 1 — Trabalhei 1 mês e fui demitido sem justa causa

O Exemplo 2 — Trabalhei 1 mês e pedi demissão

Exemplo 3 — Trabalhei 1 mês em contrato de experiência

E Exemplo 4 — Trabalhei 1 mês sem carteira assinada

Se você já sabe qual é o seu caso, pode ir diretamente para o exemplo correspondente.

Para facilitar os cálculos, vamos utilizar como referência um trabalhador que recebe R$ 2.000,00 por mês.

Os valores são aproximados e podem mudar conforme as datas, salário, aviso-prévio e outras situações específicas.

Exemplo 1 — Trabalhei 1 mês e fui demitido sem justa causa

Vamos imaginar:

InformaçãoSituação
SalárioR$ 2.000,00
Início do contrato01/08/2026
Demissão31/08/2026
Forma de saídaDemissão sem justa causa
Aviso-prévioIndenizado

Nesse exemplo, a empresa demitiu o trabalhador sem justa causa e não exigiu que ele continuasse trabalhando durante o aviso-prévio.

Quanto ele receberia de acerto?

VerbaCálculoValor aproximado
Salário do mês30 diasR$ 2.000,00
Aviso-prévio indenizado30 diasR$ 2.000,00
13º proporcional2/12R$ 333,33
Férias proporcionais2/12R$ 333,33
1/3 das férias—R$ 111,11
VALOR BRUTO DO ACERTOR$ 4.777,77

Portanto, neste exemplo, o trabalhador teria aproximadamente:

R$ 4.777,77 de acerto trabalhista.

Esse é o primeiro valor que você deve comparar com aquilo que a empresa pagou.

Valor relacionado ao FGTS

Além do acerto:

FGTSValor aproximado
Depósitos relacionados ao FGTSR$ 346,67
Multa de 40% do FGTSR$ 138,67
TOTAL RELACIONADO AO FGTSR$ 485,34

Assim:

ResumoValor aproximado
Valor bruto do acertoR$ 4.777,77
FGTS + multaR$ 485,34
TOTAL DO ACERTO + FGTSR$ 5.263,11

O FGTS possui regras próprias de depósito e saque. Portanto, isso não significa que os R$ 5.263,11 serão necessariamente depositados juntos na sua conta bancária.

E atenção ao prazo de 10 dias

A empresa possui, em regra, até 10 dias corridos contados do término do contrato para pagar a rescisão.

Se esse prazo não for respeitado, pode existir direito à multa do artigo 477 da CLT, que pode corresponder a mais um salário do trabalhador.

Ou seja:

No nosso exemplo, além de conferir se o acerto está próximo de R$ 4.777,77, confira também quando a empresa pagou.

Recebeu muito menos?

Passaram mais de 10 dias?

Existem verbas que não aparecem no seu termo de rescisão?

Procure um advogado trabalhista de sua confiança para conferir o cálculo.

Exemplo 2 — Trabalhei 1 mês e pedi demissão

Agora vamos mudar apenas a forma como o trabalhador saiu.

InformaçãoSituação
SalárioR$ 2.000,00
Período trabalhado1 mês
Forma de saídaPedido de demissão
Aviso-prévioEmpresa dispensou o cumprimento

Neste exemplo, vamos considerar que a empresa dispensou o trabalhador do cumprimento do aviso e não realizou desconto.

Quanto ele receberia de acerto?

VerbaCálculoValor aproximado
Salário do mês30 diasR$ 2.000,00
13º proporcional1/12R$ 166,67
Férias proporcionais1/12R$ 166,67
1/3 das férias—R$ 55,56
VALOR BRUTO DO ACERTOR$ 2.388,90

Portanto:

Acerto aproximado: R$ 2.388,90.

Valor relacionado ao FGTS

FGTSValor aproximado
Depósitos relacionados ao períodoR$ 173,33
Multa de 40%Não recebe
TOTAL RELACIONADO AO FGTSR$ 173,33

Assim:

ResumoValor aproximado
Valor bruto do acertoR$ 2.388,90
FGTS relacionado ao contratoR$ 173,33
TOTAL DO ACERTO + FGTSR$ 2.562,23

No pedido de demissão, o trabalhador não recebe a multa de 40% do FGTS, não saca o FGTS apenas por ter pedido demissão e também não recebe seguro-desemprego por essa forma de saída.

Pedi demissão e recebi muito menos. Por quê?

Um dos principais motivos pode ser o aviso-prévio.

Se o trabalhador pede demissão e não cumpre o aviso, pode existir desconto.

No nosso exemplo:

Acerto bruto: R$ 2.388,90

Se houver um desconto válido de aviso no valor de R$ 2.000,00, o resultado muda completamente.

Por isso, se seu acerto veio quase zerado, não significa automaticamente que está certo ou errado.

É necessário verificar o motivo do desconto.

E aqui também existe o prazo de 10 dias

Mesmo quando o próprio trabalhador pede demissão, a empresa possui, em regra, até 10 dias corridos contados do término do contrato para pagar o acerto.

Se houver atraso, pode existir a multa prevista no artigo 477 da CLT.

Então compare:

Quanto você deveria receber?

Quanto recebeu?

Em qual data recebeu?

Se algo não estiver batendo, procure um advogado trabalhista de sua confiança.

Exemplo 3 — Trabalhei 1 mês em contrato de experiência

Aqui a situação muda.

Muitas pessoas trabalham apenas um mês porque estavam em um chamado contrato de experiência.

Se você está nessa situação, a primeira coisa que precisa descobrir é:

o contrato terminou normalmente ou a empresa encerrou antes da data prevista?

Contrato de experiência de 30 dias que terminou normalmente

Vamos imaginar um contrato de experiência válido de 30 dias que chegou exatamente ao final.

Salário: R$ 2.000,00

Nesse exemplo simples:

VerbaValor aproximado
Salário do mêsR$ 2.000,00
13º proporcionalR$ 166,67
Férias proporcionaisR$ 166,67
1/3 das fériasR$ 55,56
VALOR BRUTO DO ACERTOR$ 2.388,90
FGTS relacionado ao períodoR$ 173,33
TOTAL DO ACERTO + FGTSR$ 2.562,23

Esse seria um exemplo de contrato de experiência válido e encerrado normalmente na data combinada.

Mas atenção:

Seu contrato era de 90 dias e você foi mandado embora no primeiro mês?

Então não use automaticamente essa tabela.

O cálculo pode mudar.

Da mesma forma, se o chamado contrato de experiência foi feito de maneira irregular, prorrogado incorretamente ou possui algum problema de validade, seus direitos também podem ser diferentes.

É justamente aqui que muita gente recebe um valor, acredita que está certo porque “era experiência” e acaba deixando dinheiro para trás.

Se seu contrato não terminou exatamente na data prevista ou você tem dúvida se a experiência era válida, procure um advogado trabalhista de sua confiança antes de aceitar o cálculo como correto.

E lembre-se: as verbas rescisórias também devem observar o prazo legal de pagamento.

Exemplo 4 — Trabalhei 1 mês sem carteira assinada

Trabalhar sem carteira assinada não significa trabalhar sem direitos.

Se você realmente trabalhava como empregado, pode ser possível reconhecer aquele mês de trabalho e cobrar os direitos correspondentes.

Fui demitido depois de 1 mês sem carteira

Se a situação for semelhante ao nosso Exemplo 1, com reconhecimento do vínculo e demissão sem justa causa, podem existir direitos como:

  • salário;
  • aviso-prévio;
  • férias proporcionais + 1/3;
  • 13º proporcional;
  • FGTS;
  • multa de 40%;
  • registro correto do período;
  • outras verbas eventualmente não pagas.

Ou seja:

não é porque a empresa não assinou sua carteira que ela pode simplesmente pagar apenas o salário e encerrar o assunto.

Pedi demissão depois de 1 mês sem carteira

Nesse caso, os direitos podem ficar mais próximos do Exemplo 2, mas primeiro será necessário analisar se realmente existia vínculo de emprego e como ocorreu a saída.

Por isso, não existe uma tabela única segura para todo trabalhador sem registro.

O que importa é como você realmente trabalhava.

Guarde provas como:

  • conversas de WhatsApp;
  • PIX;
  • fotografias;
  • escalas;
  • crachá;
  • uniforme;
  • registros de horário;
  • testemunhas.

Se você trabalhou um mês sem carteira assinada, procure um advogado trabalhista de sua confiança.

Em muitos casos, o trabalhador acredita que não possui direito simplesmente porque nunca apareceu um registro na Carteira de Trabalho.

E isso pode estar errado.

Resumo: quanto recebe quem trabalhou 1 mês?

Considerando salário de R$ 2.000,00 e os exemplos utilizados neste artigo:

SituaçãoValor aproximado
Exemplo 1 — Demissão sem justa causa
AcertoR$ 4.777,77
FGTS + multaR$ 485,34
Total aproximadoR$ 5.263,11
Exemplo 2 — Pedido de demissão sem desconto do aviso
AcertoR$ 2.388,90
FGTS relacionado ao contratoR$ 173,33
Total relacionado ao contratoR$ 2.562,23
Exemplo 3 — Experiência válida de 30 dias encerrada normalmente
AcertoR$ 2.388,90
FGTS relacionado ao contratoR$ 173,33
Total aproximadoR$ 2.562,23

Se você trabalhou sem carteira assinada, o valor dependerá principalmente de como ocorreu o trabalho e de como terminou a relação.

Meu acerto está diferente da tabela. Está errado?

Não necessariamente.

Os valores deste artigo são exemplos para você ter uma referência.

Seu salário pode ser diferente.

As datas podem mudar o cálculo.

Pode existir aviso-prévio, horas extras, comissões, adicionais ou algum desconto.

Porém, se sua situação é muito parecida com um dos exemplos e você recebeu bem menos, vale conferir.

Também fique atento se a empresa passou dos 10 dias corridos para pagar sua rescisão.

Se o valor não estiver batendo ou existir alguma situação diferente, procure um advogado trabalhista de sua confiança e apresente seus documentos.

A Guimarães Advocacia atua na defesa dos direitos dos trabalhadores e na análise de verbas rescisórias.

Guimarães Advocacia — OAB/GO nº 4.512

Este conteúdo possui caráter informativo e não substitui a análise individual do caso por um advogado.